Programa nutricional com aplicação correta de nutrientes eleva qualidade e produtividade do café

cafeO Brasil tem, cada vez mais, um papel exponencial no mercado de cafés especiais, que registrou um crescimento mundial médio de 12% na última década, de acordo com a Embrapa Café.

Já o mercado brasileiro obteve um crescimento maior, com projeção de aumento de 19%, dobrando de tamanho, de acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Para absorver todo este crescimento do mercado, o cafeicultor precisa fazer a escolha correta do seu fertilizante, para aumentar a produtividade da lavoura e a qualidade da bebida do café. Nos últimos anos, os agricultores e companhias desenvolveram técnicas voltadas a este fim. A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, desenvolveu um programa nutricional para a cultura, que combina a utilização de três produtos e de uma série de nutrientes que trazem desenvolvimento e rentabilidade operacional ao café especial.

O Programa Nutricional Nosso Café, como é chamado, trouxe diversos benefícios à cultura. Em 199 lavouras cafeeiras, nos últimos quatro anos, a Yara detectou que, quando da utilização do programa, a produtividade aumentou, em média, 11,9%, ou 6,7 sacas por hectare. Já o índice de maturação em 203 locais mapeados foi maior, em média, em 15,6% a mais de café maduro cereja na colheita, quando da aplicação das recomendações nutricionais do programa nutricional da Yara.

Para apoiar o desenvolvimento do segmento de cafés especiais, a Yara também criou o Concurso NossoCafé, que visa premiar os melhores grãos produzidos no País. Nesta segunda edição, Renan Werner da Gama, de Manhuaçu (MG), foi campeão na categoria Café Descascado, Despolpado ou Desmucilado, enquanto Ednilson Alves Dutra, de Caputira (MG), venceu na categoria Café Natural. Ambos são da região das Matas de Minas Gerais, que contou com oito finalistas da competição entre mais de cem inscritos na primeira etapa.

A utilização dos fertilizantes adequados, se aplicados em quantidade, local e tempo corretos, traz também diversos benefícios, como a ausência de perdas por volatilização, a melhor eficiência da nutrição fosfatada, o menor teor de cloro, a distribuição uniforme dos micronutrientes, o alto padrão granulométrico e melhor tolerância a armazenagem, alta qualidade e rastreabilidade e a excelente capacidade de armazenamento.

Fontes: Yara. Thiago Reis, especialista agronômico da Yara. Família do Sr. Renan Werner da Gama, vencedor na categoria Café Descascado, Despolpado ou Desmucilado da edição 2018 do Concurso NossoCafé. Ednilson Alves Dutra, vencedor na categoria Café Natural da mesma edição do Concurso. via Portal do Agronegócio

 

Special Coffee Club

O AROMA DO CAFÉ COM SABOR DE UM EXCELENTE NEGÓCIO

Back to Top