Curiosidades sobre o Café

curiosidade caféOrigem e produção do Café

Ambas as espécies são originárias da África, no entanto, os grãos arábica são da Etiópia e os de conilon do Congo e da Guiné. Dois terços de toda a produção mundial de café são compostos de arábica, encontrados, principalmente, na América do Sul e Central, e o restante, um terço, é de café conilon, localizados na África, Ásia e América do Sul.

Aroma e Sabor

As duas espécies têm aroma e sabor bastante diferentes. Enquanto o arábica é mais aromático, suave e ácido (seco), o conilon é amargo e mais marcante. Essas distinções são marcadas, entre outros fatores, por conta da presença de cafeína, substância que age no organismo causando estímulos e maior concentração. Nos cafés robustas há cerca de 2,2% de cafeína, já no arábica, 1,2%. 

Consumo e Valor

O café arábica é usado para cafés finos, também chamados de especiais ou gourmets, e o conilon para blends (misturas) e café solúvel. Por se tratar de um grão diferenciado, o café arábica tem um maior valor agregado, ou seja: salvo algumas exceções, o preço do conilon é sempre inferior.

Padronização:

O café arábica normalmente é padrão, ou seja, quando ele é dessa espécie vem com a informação de que é 100% arábica. Todos os outros que não aparecem com essa distinção, tratam-se de blends e tem café conilon na mistura.

 

Special Coffee Club

O AROMA DO CAFÉ COM SABOR DE UM EXCELENTE NEGÓCIO

Back to Top